Perguntas Frequentes
Última modificação: Segunda-feira, 4 de novembro de 2024
Onde encontro o calendário letivo?
Os calendários letivos da EPTNM se encontram na página da DEPT e os da Graduação se encontram na página da DIRGRAD.
Qual é o horário das aulas?
As das aulas dos cursos técnicos integrados ocorrem no período de 7h às 12h20 e de 13h às 18h20. O horário de cada turma pode ser encontrado no site do Campus Nova Gameleira na aba ensino / horários e locais de aula.
O horário de aula no noturno é das 19h às 22h30.
Onde consigo a lista de materiais?
Cada professor(a) irá orientar os estudantes conforme as especificidades de sua disciplina. Em geral, não existem custos extras por material didático, que é subsidiado pela instituição. Por outro lado, alguns itens pessoais, como jalecos ou materiais específicos de desenho técnico deverão ser providenciados pelos estudantes/famílias.
O Campus Nova Gameleira oferta alimentação?
O Campus possui restaurante próprio com empresa terceirizada. A alimentação é subsidiada e tem valor de R$3,20 para todos os estudantes regularmente matriculados. Há isenção deste valor (gratuidade) para estudantes que tenham sido contemplados com bolsa da assistência estudantil.
Qual o horário de funcionamento do restaurante estudantil?
Almoço – 10h45 às 13h30 (segunda à sexta), 11h30 às 13h30 ( sábados letivos)
Jantar – 17h45 às 19h15 (segunda à sexta)
Como eu entro no restaurante?
O acesso ao restaurante se dá, EXCLUSIVAMENTE, mediante uso da carteirinha estudantil e a recarga mínima no cartão é no valor de R$5,00.
Onde eu faço a carteirinha?
A confecção e serviços de manutenção do Cartão de Identificação são de responsabilidade da CAA – Coordenação de Assuntos Acadêmicos – situada na sala 203 do prédio 20. O setor atende de segunda a sexta-feira, de 06h30 às 21h. Quaisquer problemas (perdas, bloqueios, etc.) relacionados ao acesso que digam respeito ao Cartão de Identificação devem ser reportados diretamente à essa coordenação.
Esqueci minha carteirinha. Posso entrar no restaurante?
Não. O acesso ao restaurante se dá, exclusivamente, mediante apresentação da carteirinha estudantil.
Onde encontro o cardápio do restaurante?
Há uma previsão mensal para o cardápio que é atualizada neste link ao final da página.
Como avalio a refeição servida no restaurante?
Está disponível formulário eletrônico para avaliação diária da refeição, basta clicar aqui. Sua opinião é muito importante.
Quais são as normas do restaurante?
As normas do restaurante podem ser consultadas aqui.
O Campus Nova Gameleira oferece bolsa ou auxílio?
O Programa de Bolsas oferece Bolsa Permanência (BP) no valor de R$380,00 auxílio financeiro mensal continuado aos estudantes com dificuldades para arcar com suas despesas acadêmicas. Há Bolsa Emergencial, no valor de R$380,00 como auxílio financeiro esporádico aos estudantes que apresentam condição socioeconômica desfavorável em virtude de situações transitórias. E a Bolsa de Complementação Educacional, no valor de R$700,00 como apoio financeiro continuado e complementação de aprendizagem com o cumprimento de 20 horas semanais em atividades/projetos correlatos ao curso do estudante. A seleção, para todas as bolsas, adota critérios socioeconômicos. Informações neste link.
Preciso conversar sobre minha vida escolar (aprendizagem, rendimento, relação professor-aluno, planejamento de estudos, entre outras), com quem devo falar?
Com a equipe pedagógica da CDE-NG.
Quero falar com a equipe pedagógica, como eu faço?
O atendimento é feito mediante agendamento prévio. Procure a CDE-NG para agendar um atendimento ou envie um e-mail para: cde-ng@cefetmg.br com o assunto: Atendimento Pedagógico. Informe: nome do estudante, curso e disponibilidade de dias/horários para atendimento.
Quero conversar com o (a) psicólogo (a), como eu faço?
Procure a CDE-NG para agendar um atendimento ou envie um e-mail para cde-ng@cefetmg.br com o assunto: Atendimento Psicológico. Informe: nome do estudante, curso e disponibilidade de dias/horários para atendimento.
Como me deslocar entre o Campus Nova Gameleira e o Campus Nova Suíça?
O transporte Intercampi tem partidas simultâneas dos campi Nova Suíça e Nova Gameleira, nos horários listados no link. Saindo do campus Nova Suíça, o ônibus faz uma parada no Expominas. No sentido contrário, a parada acontece na Escola Estadual Professor Leon Renault. É obrigatória a apresentação do cartão de identificação para embarque em qualquer um dos pontos. Caso ainda não tenha o cartão em mãos, o estudante ou servidor deve apresentar documento de identidade oficial com foto e comprovante de vínculo com a Instituição emitido pelo SIGAA (aluno) ou SIGRH (servidor).
Qual o horário da Biblioteca e como usar?
Biblioteca funciona de segunda à sexta, de 8h às 21h. Todas as informações ao usuário estão descritas no Guia que pode ser acessado neste link. Para reservas e renovações as informações estão neste link.Estudantes do ensino técnico e da graduação podem realizar empréstimos de até 5 exemplares e pelo prazo de 14 dias.
Onde eu solicito cancelamento de matrícula, colação de grau, diploma e outros documentos?
Cursos técnicos: Coordenação de Registro Acadêmico do Campus Nova Suíça. Informações podem ser obtidas nos contatos: cra-ns@cefetmg.br e nos telefones 3319-7147 / 3319-7148. Presencialmente, os atendimentos ocorrem na sala 212, de 7h às 21h.
Cursos de graduação: Coordenação de Registro Acadêmico do Campus Nova Gameleira. Informações podem ser obtidas nos contatos: cra-ng@cefetmg.br e no telefone 3319-6731. Presencialmente, os atendimento ocorrem na sala 108 do Prédio Principal, de 7h às 19h.
Preciso de declaração de matrícula, como eu faço?
É possível emitir pelo SIGAA, acessando com a IU (identificação única). Em caso de dúvida, é possível fazer solicitação por e-mail junto à Coordenação de Registro Acadêmico. Se curso técnico faça contato pelo e-mail cra-ns@cefetmg.br. Se curso de graduação o e-mail é: cra-ng@cefetmg.br.
Estou afastado por motivo de saúde, onde eu informo?
Na coordenação de curso. Para afastamentos com prazo maior que 15 (quinze) dias, informar em até no máximo 03 (três) dias úteis após o início do impedimento, preenchendo um requerimento e anexando o laudo/atestado médico. No caso de afastamento por período inferior a 15 (quinze) dias, durante o qual o aluno tenha perdido atividade avaliativa, solicitar a “segunda chamada” de avaliação em até 3 (três) dias após a aplicação da prova, anexando ao requerimento o documento que comprove a situação que levou à ausência na data da avaliação.
Estou com problemas na minha Identificação Única (IU) (login e senha), aonde recorrer?
Há um passo a passo disponível neste link. Em caso de problemas, faça contato no telefone 3319-7408 ou no e-mail sistemas@cefetmg.br.
Meu filho se acidentou na escola. Quais são os encaminhamentos?
O Campus Nova Gameleira possui instruções de condutas para situações de agravo à saúde no campus, conforme imagem a seguir.

Onde consigo informações sobre mobilidade internacional/intercâmbio?
A Secretaria de Relações Internacionais (SRI), desde sua criação em 1996, busca inserir o CEFET-MG em acordos de cooperação interinstitucionais, visando trabalhar em ambos os sentidos dos fluxos internacionais, inside e outside. Informações na íntegra estão no site e por telefone 3319-7074 / 7471 e no e-mail sri@cefetmg.br.
Onde consigo informações sobre estágio?
Dúvidas, envio de documentos, convênios, seminários, podem ser esclarecidos no telefone 3319-7085. Atendimento sobre Bolsas de Inglês (PROLING), faça contato no e-mail cdca-proling@cefetmg.br. Atendimento sobre carreiras (plataforma CEFET Carreiras, orientação profissional, capacitação em línguas, etc.) no e-mail carreiras@cefetmg.br e no site disponível no link aqui.
Como utilizar a rede sem fio (wifi) do CEFET-MG?
Todas as orientações estão aqui.
Onde consulto as normas?
As normas acadêmicas da EPTNM (Educação Profissional Técnica de Nível Médio) estão neste link e da Graduação neste link. O Regime Disciplinar Discente está neste link. O Guia Acadêmico da Graduação está neste link.
Como proceder em casos de assédio, discriminações e violências?
Acesse este Guia.
Para se informar sobre o fluxo, conheça aqui o procedimento padrão (PP) para tratar o relato de discriminação, assédio ou violência contra estudante. Há também o procedimento padrão (PP) para tratar das mesmas questões contra o servidor, bolsista ou terceirizado. Esteja atento(a) às informações e saiba como proceder. Você não está sozinho(a)!
Como proceder em relação ao nome social?
Informe no ato de matrícula ou a qualquer momento na CRA-NS mediante preenchimento de formulário. A norma está aqui.
O que é o CEFET-MG?
Assista ao Vídeo institucional aqui.